top of page

É PRECISO FALAR SOBRE MAUS-TRATOS AOS ANIMAIS.

Ainda vivemos infelizmente num mundo muito cruel para os animais e um ponto importantíssimo no entendimento deste processo é entender as definições de maus-tratos e tomar as atitudes mais responsáveis possíveis.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, maltratar um animal não se resume a apenas agredi-lo fisicamente. Por outro lado, existem também pessoas maldosas que sabem perfeitamente que estão maltratando um ser vivo e não fazem nada para mudar esta situação.


Apenas no estado de São Paulo, o número de denúncias de episódios de maus-tratos aumentou 81,5% no primeiro semestre de 2020 em comparação ao mesmo período do ano passado, segundo informações da Eletrônica de Proteção Animal (DEPA) de SP.

A Lei Sansão, sancionada no final de setembro de 2020, endurece as penas para quem pratica maus-tratos contra cães e gatos. Acontece que, na prática, essa pena é quase sempre convertida em prestação de serviços e doação de cestas básicas.


Mas o que de fato caracteriza maus-tratos? Separamos alguns tópicos:

  • Inflingir abuso físico ou psicológico ao animal;

  • Manter o animal preso em corrente ou corda por longos períodos, em locais sem espaço e sem higiene, sem ventilação e sem incidência de luz solar;

  • Manter o animal sob constante estresse ou sofrimento psicológico;

  • Não levar o animal ao veterinário quando está doente ou ferido;

  • Promover cirurgias estéticas que mutilem os animais como a remoção de rabos, alteração/corte das orelhas e arrancar as unhas dos gatos;

  • Promover ou obrigar o animal a participar de rinhas;

  • Obrigar o animal a trabalho excessivo ou superior à sua força;

  • Abandonar o animal;

  • Zoofilia (abusar sexualmente do animal ou obriga-lo a participar de ato sexual).

O Beterraba Pet possui um trabalho específico para o entretenimento animal. São atividades que levam alegria aliadas a comandinhos básicos, com muito enriquecimento ambiental, entendendo os limites e particularidades de cada animalzinho. O objetivo é reduzir o nível de stress e promover o desenvolvimento do animal, sempre de forma positiva e sem qualquer tipo de agressão.


E claro, não tema em denunciar qualquer violação de maus-tratos! Você pode acionar a Polícia Militar pelo 190, o Disque Denúncia através do 181 ou o IBAMA (no caso de animais silvestres) - Linha Verde: 0800 61 8080.

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page